Como parar de roer unhas?


Roer as unhas (ONICOFAGIA) é um hábito muito difícil de abandonar, principalmente se vem desde a infância. E heroína é aquela que consegue isso por pura força de vontade. Para essas vencedoras tiro o chapéu!
Roer unhas é um hábito que geralmente está associado a um momento de estresse ou quando se está entediado. Infelizmente é um péssimo hábito que deixa as unhas “horripilíssimas” (adotei de vez, Ana), e ainda por cima ainda acaba sangrando os dedos e eles ficam doloridos.
Aqui vão umas dicas que podem ajudar você a tentar combater esse hábito, e quem sabe a conseguir ter unhas bonitas para poder tirar lindas fotos e mandar para nosso blog!

1) Tire uma foto de algumas unhas roídas, de preferência as que estiverem em pior estado, e estude a imagem que você vê. Coloque essa foto do lado de uma foto com uma linda unha pintada, de preferência com aquele esmalte que você adora, mas não usa porque suas unhas estão feias. Deixe essas duas fotos na mesa do seu trabalho, ou perto de onde você fica mais tempo. Sempre que puser o dedo na boca, olhe para a foto daquela linda unha que você quer ter. Talvez assim você se desestimule a continuar o “ataque”.
2) Escolha uma unha para “proteger”. Por exemplo, a unha do dedo mindinho da mão direita. Após alguns dias, essa unha protegida começará a crescer, e você começa a cuidar dela, cuidando da cutícula, lixando, passando base, etc. Essa unha será a sua “recompensa”. Coma todas as outras, se não aguentar sem roer, mas resista bravamente e proteja essazinha. Se você conseguir salvar essa protegida por alguns dias e ela começar a “ficar simpática”, adicione mais uma unha a proteger, e siga assim até conseguir proteger todas. Mas é preciso muita força de vontade.
3) Afaste (e tire, se quiser) a cutícula. Faça isso de preferência após o banho, ou lavar louça, pois a cutícula estará amolecida. Isso fará a unha parecer maior, e lhe dará um incentivo maior para seguir em frente com seu propósito.
4) Tente encontrar outro hábito que desvie sua atenção num momento de estresse ou tédio. Uma tampa de caneta BIC serve, tá? rsrsrsrsrs Ande com a tampinha na bolsa e morda a perninha dela quando estiver desesperada para roer a unha (não esqueça de proteger “a(s) protegida(s)”).
5) Use algum produto específico para prevenção desse hábito. Há alguns produtos à venda no mercado. A Derma Nail, por exemplo, tem um chamado ONIC, que é uma base de tratamento, hipoalergênico, à base de gengibre, que pelo sabor amargo, inibe a vontade de roer as unhas.

Outra marca é o da linha Care da Impala, chamado STOP IT.

Eu, particularmente, acho que deve ser melhor usar o produto por cima do esmalte, em vez de usar como base, porque acho que deve funcionar melhor. Isso, se você tiver o hábito de pintar as unhas mesmo roendo, claro!
6) No início do seu processo de superação do hábito, seria interessante manter na bolsa um cortadorzinho de unha. Se a unha conseguir crescer um pouco mais, corte para deixá-la curtinha. Talvez assim, curta, você não fique tentada a roê-la, mas ainda assim ela estará protegida dos seus dentes. Dessa forma, você passa para uma segunda protegida e as unhas vão crescendo mais fortes. E não esqueça de aumentar o seu estoque de tampinhas de caneta!!!!

Advertisements

Sobre Adri Portas

Tradutora, Blogueira e Filósofa (da vida)
Esta entrada foi publicada em Dicas, Saúde das Unhas, Você Sabia? com as etiquetas , . ligação permanente.

13 respostas a Como parar de roer unhas?

  1. ana paula potenza diz:

    oq eu faço, a minha bebê tem 2 anos e 4 meses e começou a roer as unhas, ja estão ficando horríveis, será q seu eu passar esses esmaltes funciona???

  2. Melissa diz:

    Olá , eu adorei este post , e vim relatar oque está acontecendo comigo , eu sempre roía as minhas unhas , não importava o momento , sempre tentava várias coisas e quando ela finalmente crescia ela quebrava e eu roía para consertar mais ai ficava torto e eu tinha que roer as outras pra ficar igual aquela , era horrível , eu nunca cheguei a roer tanto as unhas a ponto de sangrar , nunca cheguei a esse ponto . Eu acho que puxei isso do meu pai , porque as unhas dele são minúsculas e já sangraram . Mais eu acho que sei um jeito para parar de roer , pelo menos tá funcionando comigo .

    Eu faço as minhas unhas nem me importo se está pequena , eu passo base , empurro as cutículas , hidrato elas . Mais eu comecei mesmo lendo um post de um blog qualquer que fazia a unha crescer em 5 dias , então eu testei , era passar uma base fortalecedora , tirar as cutículas e fazer isso todos os dias , se eu não tivesse mais cutícula era só passar a base . E eu acho que realmente está funcionando então eu comprei uma base de crescimento e eu passei e depois coloquei um esmalte preto , e não tenho mais vontade de roer , minhas unhas ainda estão pequenas porque comecei a pouco tempo mais já estão bem mais fortes e um pouco maiores . Enfim esse foi o meu relato , espero que isso ajude algumas que querem fazer a unha crescer .

    • Olá Melissa! Primeiramente, obrigada por seu comentário e participação. Certamente seu depoimento será um estímulo para as que querem parar de roer as unhas também.
      Quanto ao que você disse sobre base de fortalecimento/crescimento, há várias no mercado (importadas), e a Nailtrition é uma delas. A recomendação é que a base seja passada diariamente, mesmo uma camada sobre a outra, já seca, e no final do sexto dia, tirar e começar tudo de novo, até a unha ficar forte. Fato é que quando as meninas veem as unhas mais crescidinhas e bonitas, a vaidade fala mais alto, e elas acabam conseguindo resistir à tentação de roer as unhas, sendo que qualquer momento de tensão é a morte; acabam roendo mesmo, não tem jeito. Mas uma boa solução realmente é roer outra coisa, e não as unhas, heheheh.
      Espero que suas unhas fiquem lindas, e você mais feliz ainda.
      Grande beijo
      Adri

  3. larissa diz:

    Oi eu tenho 11 anos eu roo a unha desde mesus 4 ou 5 anos nao aguento mais roer as unhas tento para mais nao consigo espero q essas dicas dem certo mesmo assim OBRIGADO bjs…

    • Olá Larissa!
      Também espero que dê certo. Geralmente quando as pessoas ficam loucas por esmaltes elas conseguem ter força de vontade. Estamos aqui torcendo por você! Depois nos conte se conseguiu, ta?
      Bj e boa sorte!
      Adri

    • fernanda cristina lukaszewski diz:

      Esmaltaradas…. help please!
      Minhas unhas estavam enormes, + tenho a impressão q botaram olho grande nelas. Pq quebraram TODAS…. E o q acabou cmg, é q estão pequenininhas e ainda por cima voltei a roer… ñ posso ficar stressada, q a boca nervosa ataca novamente. To passando soluções pra unhas roídas da VEFIC, soluciona! + tenho q sempre lavar louça, roupa…As minhas unhas estão dmorando pra crescer. Qro elas enormes d novo e forte… Tristeza do pobre quase nem dura! Trágico.

    • Olha, Fê, eu também passo por altos e baixos. Atualmente estou usando Vita Surge, Mavala Scientifique e Lemony Flutter. Minhas unhas voltaram a disparar com esse coquetel! Aleluia!
      Esses produtos você consegue comprar no Brechó da KK. http://www.brecho-da-kk.com
      Boa sorte
      Bj
      Adri

  4. Malu diz:

    Parei de roer uma há 9 meses e 15 dias. Roí as unhas minha vida inteira. Comecei pequena e nunca consegui parar, mesmo depois de várias tentativas. Por várias vezes, cheguei a ficar mais de 1 mês sem roer; aí pintava uma fase de mais estresse e lá ia a unha pro espaço.
    Já tentei de tudo, de produtos que deixam gosto, à pimenta. Nada resolveu.
    Então, apelei pras unhas postiças: acrygel e porcelana. Meu raciocínio: “duram de 45 a 60 dias e são tão duras que não tem como roer, se eu ficar todo esse tempo sem pôr a mão na boca, talvez eu perca o hábito.” E funcionou!
    Mas… nem tudo é perfeito; as unhas de gel/porcelana são caras, demoram séculos pra serem aplicadas, precisam ser feitas por uma profissional especializada, e prejudicam bastante a unha natural. Informem-se!
    Duas dicas importantes pra quem quer parar de roer, ou parou há pouco tempo: sempre ter uma lixa por perto… assim se a unha lascar ou quebrar, você não vai cair na tentação de “consertar no dente.” – Eu ando com 500 lixas, na bolsa, na necessarie, no carro. Outra coisa é hidratação. Unha também precisa ser hidratada, unha hidratada é unha mais forte, ainda mais unha de (ex-)roedora q fica (ou ficou durante anos/meses) em contato com a saliva. A saliva tem enzimas digestivas e bactérias q enfraquecem as unhas.

  5. Fernanda Cristina Lukaszewski diz:

    Eu tb roía minhas unhas sempre. Nem precisei desses métodos. Eu botei na cabeça, eu quero meu IPHONE, pra isso eu tenho q deixar minhas unhas crescerem, pq caso contrário ñ vou comprar o IPHONE com essas unhas ridículas. Comprei um esmalte Vefic pra parar de roer, e comprei outro pra fortalecer as unhas. Passa tdos os dias pra parar de roer. Qdo eu percebi ñ estava + roendo, pq o sabor era horrível, qdo eu tentava roer, ficava a tarde inteira com o sabor horrível na boca. Qdo dei por mim, minhas unhas estavam lindas, fortes e grandes. Tem q ter mta força de vontade.

    • Puxa, Fernanda, que legal! Isso é uma ótima ideia e um excelente incentivo pras roedoras. Parabens pelo seu feito! Sei que muitas adorariam conseguir ter a força de vontade que você teve! Sucesso com suas lindas unhas!
      =)
      Adri

  6. Brunna diz:

    Adorei as dicas vou segui-lás para ver se me liberto desse vicio que tomou conta de mim de 4 anos para cá..estou muito insatisfeita mais não consigo parar de roe-las…mais graças as dicas vou me empenhar mais..obriigada!

    • Puxa Bruna, espero de verdade que você consiga. A Naty a outra blogueira daqui era uma roedora compulsiva. Começou a ficar fanática por esmaltes e o amor pelos esmaltes (e o vício por eles) acabou ajudando ela a conseguir vencer essa grande batalha. Tudo bem que de vez em quando ela tem uma recaidinha, mas ela se levanta rapidinho de novo. Faz um favor pra mim Bruna? Pode tirar uma foto da sua unha agora e depois que o vício parar (se Deus quiser vc vai conseguir), tira outra foto e manda pra nós? Vou esperar, tá? Vou por esse post de sucesso aqui, e vou amar fazer isso! Grande beijo! Boa sorte!

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s