Quase lá!

Walt

Boa noite amiguinhas!

Estou desaparecida por algumas razões, mas está tudo bem por aqui. Andei correndo pra entregar uns trabalhos antes de viajar, daqui a dois dias, e as unhas também não estão contribuindo muito. Aconteceram algumas “catástrofes” e acabei relaxando total na disciplina PILL FOOD. Quando já estavam num tamanho quase bom, uma unha quebrou de novo misteriosamente, e tive que sabugar tudo, e vocês sabem que eu não me animo muito a pintar as unhas com sabuguettes. Com isso, acabei começando a esquecer de novo de tomar PILL FOOD regularmente. #desleixogeral

Mas também não adianta agora fazer nada, pois como só faltam dois dias para a viagem, não adianta tomar. Eu não posso levar o remédio comigo, porque tem que ficar na geladeira, não sei exatamente o motivo. Então resolvi voltar à disciplina quando retornar pra casa, já que certamente acabarão acontecendo mais “acidentes” na viagem. É meio impossível não quebrar unhas carregando malas, pacotes, etc. nessas viagens.

Mas, hoje estamos bem animadas com a viagem, e já fazendo planos e traçando o roteiro. Já começamos a arrumar as malas, mas como sempre, levaremos pouca coisa para sobrar espaço nas malas pra trazer “umas coisinhas”. Pena que serão somente 7 dias e meio de passeio. Se eu pudesse, juro que ficaria mais uns 3 dias. Já sinto o gostinho do Red Velvet do Cheesecake Factory…

Gabi vai aproveitar a viagem para fazer sua prova de fotografia (uma das matérias da faculdade), e acho que vai tirar excelentes fotos, pois uns dos lugares mais legais para se tirar fotos são os parques em Orlando, dada a forma realística dos cenários dos parques, que nos transportam para outro mundo!

Falando em faculdade, Gabi fez o vestibular da ESPM ontem, mas não foi muito bem sucedida. Provavelmente não irá mudar de faculdade no próximo semestre, por conta disso. Por um lado é bom, por outro não. O que foi mesmo ruim nessa história de prova foi que ela acabou desenvolvendo uma gastrite nervosa, e o que está me agoniando agora é justamente viajar com ela assim. Ela está que nem uma loka correndo atrás do médico para ele ver os exames dela e pedir orientação a respeito, mas o diacho do médico está igual a sabonete, escorregando e escapando. Não vai ao consultório e nem atende às ligações dela. Estou vendo que ela vai ter que ir para os States munida de Buscopan e Omeprazol na mala, para emergências. Em todo caso, já tratei de adquirir um seguro viagem, just in case, para qualquer eventualidade. Não costumo fazer isso, mas é prudente. VAI QUE PRECISA!

E conversando hoje com a amiga que vai deixar meu carro na casa dela enquanto viajo (estacionamento no Galeão custa o preço de um rim), ela me perguntou se eu conheço o COLETOR MENSTRUAL. Nunca ouvi falar disso na minha vida, mas a primeira imagem que me veio à cabeça quando ela falou COLETOR MENSTRUAL foi um vampiro tomando um copinho de sangue, como se fosse uma tacinha de licor, com o dedinho levantado. Nojinho, sei, mas pensamento a gente não tem como impedir, heheheh.

Ela falou maravilhas do tal coletor, que já usa há um ano, e disse que lamenta demais não ter conhecido antes, de tão perfeito que é. Ela até me adicionou num grupo no Facebook sobre esse assunto, para que eu pudesse conhecer melhor a coisa.

Achei bastante interessante a proposta, e certamente quero experimentar esse trem. Algumas pessoas fazem carinha de nojo a respeito disso (Gabi foi uma delas), mas pra mim, não tem nada mais nojento do que um absorvente sujo de sangue coagulado e melequento, entre você e a calcinha.

O Coletor Menstrual nada mais é do que um copinho de silicone cirúrgico bem macio, que é introduzido na vagina, de maneira semelhante ao absorvente interno, de forma que ele capte, durante os dias de menstruação, o sangue que desce. Ele absorve até 3 vezes mais sangue do que o maior absorvente interno (OB/Tampax).

A vantagem do silicone é que, além da maior flexibilidade, não contém látex, pois em versões anteriores do produto feitas no passado, nos anos 30 (sim, é velho o produto!), foi usado látex, para o qual algumas pessoas têm alergia.

Para descartar esse sangue, basta puxar o “rabinho” do copinho, que tem saliências que facilitam essa operação, e jogar fora, no vaso sanitário. Algumas versões do produto têm uma argolinha ou bolinha no lugar do rabinho.

A primeira impressão que se pode ter é de ECA!!!, mas como eu falei antes, pra mim não tem nada mais ECA do que aquela almofadinha ensopada de sangue em contato com a “peca” durante várias horas do dia. Como o sangue é meu, não tem esse negócio de nojinho! Eu prefiro muito mais jogar o sangue líquido fora do que ter que enrolar o absorvente em papel higiênico e jogar na lixeira.

Pense na quantidade de absorventes que uma mulher pode “consumir” durante sua vida de ciclos menstruais! Pode chegar a 11.000 absorventes em uma vida! E isso me faz ver um segundo ponto super positivo para o Coletor Menstrual, pois ele é amigo do meio ambiente, já que você não terá mais que jogar fora “almofadinhas” sujas de sangue.

Um coletor desses pode durar vários anos, se for manuseado e tratado da forma correta. Imagine quantos absorventes você deixaria de usar durante esse período, sem falar na economia que você fará, já que deixará de comprar absorventes!

Vantagens do produto: 1) não absorvem umidade, nem deixam a região íntima abafada 2) têm um formato que pode ser facilmente inserido, após ser dobrado da forma correta (cada usuária tem uma forma preferida). Ao ser inserido, ele se acomoda naturalmente à área interna da vagina, não incomodando nem mesmo pessoas que praticam esportes como ciclismo ou equitação. 3) Pode ser usado por até 12 horas e chega a ser esvaziado de 2 a 4 vezes ao dia (dependendo do fluxo, é claro). 4) pode ser usado também por mulheres que usam DIU.

O coletor da marca finlandesa Lunette (a que comprei) vem com uma bolsinha, que pode ser levada na bolsa sem ocupar o volume de alguns absorventes, que inevitavelmente sempre temos na bolsa para emergências.

Da marca Lunette, o tamanho 1, que tem 41 mm de diâmetro,  é indicado para mulheres de fluxo leve ou jovens que ainda não tenham tido relações sexuais. O copinho, que comporta 25 ml, tem 47 mm de diâmetro e 47 mm de comprimento, e a haste tem 25 mm de comprimento. O tamanho 1 tem o silicone mais maleável que o do tamanho 2.

Já o tamanho 2 é indicado para mulheres com fluxo normal a mais intenso. O copinho, que comporta 30 ml, tem 46 mm de diâmetro e 52 mm de comprimento. A haste mede 20 mm de comprimento.

Algumas mulheres cortam a haste, se acharem que ficou grande demais. Mas isso não é regra.

Segundo o site da Lunette, foi cientificamente provado que os coletores menstruais NÃO causam a síndrome do choque tóxico (TSS), como é o caso dos absorventes internos (OB/Tampax), e não mudam a composição do sangue enquanto o coletor está inserido na vagina. Nunca houve casos reportados de TSS relacionados ao uso de coletores menstruais.

Segundo informações, as pessoas que EVENTUALMENTE sentirem incômodo do produto, não sentirão mais a partir do terceiro uso. Muitas pessoas não sentem incômodo nem no primeiro uso.

Vejam um vídeo de apresentação do produto, que achei muito interessante:

Para higienizar o coletor, ANTES e APÓS o uso, basta lava-lo com um sabonete líquido suave (imagino que seja melhor usar os que são usados para higiene íntima, na falta de um sabonete específico para a limpeza do coletor – a marca Lunette tem um sabão específico para isso). No último dia de uso do ciclo, após a lavagem, ferver em água por 5 a 10 minutos, em uma canequinha/panelinha dedicada ao coletor, e ele estará pronto para o próximo uso (lavar antes de usar de novo). Se não for possível ferver de imediato (caso esteja na rua, por exemplo), usar lenços umedecidos antibactericidas até poder ser fervido.

Recomenda-se que seja guardado na bolsinha que vem com o produto, para a devida ventilação. Recomenda-se, ainda, não guardar o coletor em potes hermeticamente fechados ou em sacos plásticos.

Os alertas são: 1) O produto não é contraceptivo e nem protege a usuária contra doenças venéreas.  2) Ele não pode ser usado durante a relação sexual. 3) Lavar as mãos após a manipulação do coletor. 4) Não usar o produto por mais de 12 horas sem que seja devidamente lavado dentro desse período.

Uma “desvantagem”, se é que pode ser chamado disso, é o custo.  O que eu comprei na Walgreens  (da marca Lunette – NÃO VENDE EM LOJA FÍSICA, SOMENTE ONLINE) custou 43 dólares (incluindo o frete). Aqui no brasil, de uma qualidade um pouco inferior, custa 70,00 neste site. Mas eu não chamaria o custo dele de desvantagem, pois ele terá se pago depois de 12 meses de uso, já que você terá deixado de gastar com absorventes comuns.

Outra “desvantagem” é a adaptação inicial ao uso do produto. Algumas mulheres têm um pouco de dificuldade de inserir o produto, no começo, por falta de prática. Mas como eu disse anteriormente, a pessoa acaba se adaptando a uma forma específica de dobrar x inserir, daí tudo fica mais fácil. Toda adaptação sempre é difícil. Há as que usem gel lubrificante para auxiliar na inserção.

Mandei entregar o meu no hotel onde ficarei em Orlando. Espero que tudo corra bem e que eu consiga recebe-lo sem problemas. Depois que eu usar, direi a vocês o que eu achei.

Bem, meninas, vou nessa. Tenho ainda algumas coisinhas pra entregar para meus clientes. E, estando já em ritmo de férias, não estou mais com saco de trabalhar, hehehehe.

Beijos em todas, e até daqui a dois dias, quando nossa jornada começará. Fiquem de olho!!!

Bjus

Adri =D

Anúncios

Sobre Adri Portas

Tradutora, Blogueira e Filósofa (da vida)
Esta entrada foi publicada em Abobrinhas, Produtos. ligação permanente.

10 respostas a Quase lá!

  1. jubaoli23 diz:

    já tinha ouvido falar, mas nunca com mais detalhes assim…
    adorei 🙂

    bjs

  2. Elisa Marcelino diz:

    Aiii eu uso!!!! E amo!!!! Vale muito apena e é super confortável, ou melhor, nem dá para sentir!!! 😉

  3. Adri minha linda, quer ver bastante post da viagem (se possível rs), pois estou pretendendo ir ano que vem passar 15 dias entre Miami e Orlando. Quero muitas dicas rs. Que Deus te acompanhe e que sua viagem seja muito tranquila, aproveite muito e que Gaby fique em ótimo estado de saúde.

    • Legal, Dayse. Então fique mesmo de olho e anote os detalhes!
      Miami eu odiei, mas cada um tem um gosto. Pra quem gosta de praia, vai gostar. Eu e Gabi nunca mais voltaremos na cidade, somente para conexões de voos.
      Bjus
      Adri

  4. Izaura Moreira diz:

    Ai que maravilha esse produto!!! Por isso gosto deste blog!!! :o))))
    Pena que ja estou na fase do climatérico e estou menstruando bem pouco. Graças a Deus estou dando tchau pros absorventes…nunca gostei muito de menstruar…e se tivesse conhecimento disto mais cedo, com certeza eu o compraria!!
    Senti sua falta por aqui; espero e torço pra sua viagem ser super divertida e bem sucedida…aproveitem, meninas!!

    bjkss e boa viagem!

  5. Realmente um lançamento mundial mesmo, pq tb nunca tinha ouvido falar. Mas felizmente ñ poderei usar pq como tenho endometriose e enxaqueca, emendo uma cartela de pílula na outra e ñ menstruo. Aliás outra coisa q a mulherada ñ sabe e é um adianto pra quem odeia ficar de TPM e ver aquele sangue todo.
    Espero q Gabi melhore logo e q vcs façam uma ótima viagem! Aproveitem bastante.
    Bjs 😉

  6. daisygaray diz:

    Eu conheci este coletor no ano passado, mas já não precisaria dele. Até mostrei para a Mari e ela torceu o narizinho de nojo…eu sempre tive bastante contato “comigo mesma” hehehe, digo, com meu sangue, porque usei diafragma como contraceptivo. Não vejo nada de nojento, se tiver chuveiro e sabonete por perto, e sempre tem quando estamos em casa. Eu seria usuária do coletor por ser ecológico, econômico e provavelmente eu não teria passado por todos os constrangimentos que passei, por causa de vazamentos…
    Espero que a Gabi melhore bem e a viagem seja superultramega divertida! Vocês serão nossos olhos por lá, então caprichem!
    Beijos

    • Poxa, olhei isso como se fosse lançamento mundial! Nunca tinha ouvido falar, e assim como eu, penso que muitas também nem imaginem que algo assim possa existir.
      Obrigada, Day!
      Fiquem bem por aqui.
      Bjus
      Adri

  7. danakscully diz:

    Oi Adri!!!
    Eu estou super empolgada com sua viagem!!! Tomara que dê para você nos atualizar durante a mesma, se não, fica para a volta.
    Nossa, esse coletor é muito grande!!! Eu detesto ficar menstruada, mas minha GO disse que na minha idade não rola mais usar hormônio para não menstruar… mimimi… 😦 Detesto usar absorvente externo, mas não sei por qual motivo OB e Tampax me dão muita cólica e essas cólicas acabam resultando em crises da síndrome do intestino irritável e aí vira uma meleca de vez, por isso, acho que para mim não rola. Mas estou no aguardo da sua opinião sobre o produto.
    Beijinhos Adri e caso você suma até o dia da viagem, uma ótima viagem para vocês duas!!! Fale para a Gabi se cuidar, ein??? Nada de exageros para não passar muito mal lá e deixar de aproveitar a viagem!
    Beijocas,
    Van

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s