Boa noite, pessoalllll!
Eis-me novamente para mostrar mais um esmalte da Jade, o que veio junto com a coleção Mulheres do Brasil, embora não faça parte da coleção: ESTRELA CADENTE.
O Estrela Cadente é um dupe do lindão 336 Electric Blue da Kiko, e como tal, é igualmente lindão. Na verdade, o EC tem uma tonalidade um tiquiiiiinho só mais magenta do que o EB, mas é motivo de pararem a gente na rua pra perguntar que cor é essa!
*** ESTE ESMALTE NÃO É 3 FREE ***
Nessa mani foram duas boas camadas.
O brilho não é bom, não; fica meio esquisitinho. Então, finalizei com uma camada de Brilho Cristal.
Não preciso dizer que amei, porque eu sou louca pelo 336.
Embora tenha “baixado a poeira” de azuis elétricos, eu não ligo pra esse negócio sazonal, então, uso a cor que meu espírito do dia manda. Para falar a verdade, acho que esse azul não vai nunca sair de moda, sem falar que ele contrasta lindamente com peles branco-lagartixa como a minha!
E mudando de assunto, ontem estava assistindo pela internet alguns programas “Receitas da Carolina (Ferraz)”, do canal GNT, e achei um bem interessante sobre Defumados, que ensina como fazer carnes defumadas em casa, usando uma panela especialmente criada para isso. Eu adoro coisas defumadas, e achei muito interessante saber que podemos fazer defumados caseiros sem precisar de equipamento tão especial assim, usando somente a criatividade.
Esta é a Zwilling, uma panela alemã feita especialmente para defumação caseira, e é uma das duas panelas que a Carolina Ferraz usou.
No programa, a Carolina Ferraz usa pó de serra e vários outros itens, como café, erva doce, erva-mate, alecrim, raspa de limão, e uma penca de outras coisas. Segundo ela, o que se coloca para queimar deixa o sabor no alimento, então, é uma questão de experimentar vários itens pra ver qual agrada mais à pessoa.
Achei o princípio bem interessante, e fui catar a tal panela pra comprar, né. Mas quando a vi que mais barata que achei, no Clube do Lar, custava 469,00, eu desisti de pensar em comprar, principalmente sabendo que nos EUA, da marca Camerons, custa 48 doletas, somente. Vai ficar pra próxima viagem.
E enquanto essa viagem não vem (e está muito longe de vir), eu fucei na net medidas alternativas (de pobre mesmo) para fazer em casa sem gastar essa dinheirama toda, e encontrei vários vídeos interessantes no Youtube. E com base no que vi, resolvi fazer meus experimentos:
Vamos à numeração sequencial das fotos:
1) Usei uma panela de alumínio grande, de 28 cm de diâmetro, forrei com 3 camadas de papel laminado e coloquei um recipiente de cerâmica refratária que seria usada como base para colocar o suporte da carne. Depois, espalhei ao redor da borda da panela os itens que iria queimar: catei uns galhos finos e secos de pimenta-rosa na minha rua e piquei em pedaços pequenos. Usei também cebolinha desidratada, manjericão desidratado, grãos de pimenta do reino preta e pimenta-rosa, café, chá preto e folhas de louro. Arrumei tudo ao redor da borda da panela;
2) Retirei o refratário e dobrei o laminado para dentro, deixando espaço para a fumaça sair pelo centro, e recoloquei o refratário de volta no lugar;
3) Por cima do refratário, coloquei um suporte de cozimento a vapor;
4) Por cima do suporte, coloquei bifes de filé temperados com sal grosso moído com cardamomo e páprica.
5) Coloquei mais três camadas de laminado por cima, tampando todos os buracos (eu só tinha laminado estreito), e por cima, a tampa da panela.
Levei ao fogo alto e ficou lá, num tempo que parecia não passar nunca, e eu olhando, sem saber se iria dar certo ou não. Depois de uns 7 minutos, comecei a ver a fumacinha saindo. Deixei lá fumaçando por uns, sei lá 5 minutos mais, e quando a fumaça começou a ficar forte, eu tirei a panela e deixei a fumaça baixar um pouco, sem abrir a panela. Depois voltei a panela, desta vez no fogo baixo, e ficou mais uns 7-10 minutos
6) Depois que ficou pronta (é rapidíssimo!), retirei a carne devidamente defumada. O que sobrou foi o material de combustão queimado, e bastante líquido da carne dentro do refratário usado de apoio.
Como disse a Carolina, a gente tem que ir experimentando materiais de combustão diferentes para ficar ao nosso gosto. Embora a carne não tenha ficado ruim, eu não vou mais temperar com páprica (ficou muito forte), e acho que não vou mais usar o chá preto, pois achei que ficou com gosto acentuado de chá (ou talvez usar menos). Vou tentar na próxima, temperar a carne só com alho e sal, e colocar alecrim e talvez umas raspas de limão. Um dia acerto a fórmula de queima, e aí será só amor! Um peixinho, salmãozinho, franguinho, já tenho vários planos pra esse trem!
Espero que tenham gostado de tudo, meninas. Beijos em todas e até a próxima!
Adri 😀
Oieeee….bom dia Adri..que saudade. Ando sumida, me perdoe, meu bebê está chegando, obra em casa, enfim, uma correria, mas não deixo de passar aki. Que azul mais lindooo. Adoro esmaltes Jade, e adoro esse tom de azul. Quero um desse já!! Eu assisti esse programa da Carolina, ela tem receitas ótimas né, mas confesso que não tenho essa coragem e essa habilidade toda que VC tem….kkkkkkkk. Mas pensando bem, um peixinho defumado deve ser ótimo né… Lombrigayyyy agora…bjos e boa semana.
Milene.
Oi Milinha! Bebe em casa é tudo de bom! É novidade no começo, mas um terror tb. Eu parecia uma zumbi, sem dormir! Tomara que venha com muita saúde, e te deixe de cabelos em pé! hahahahahaha
Bjs amore
Adri
Gostei da ideia, vou começara a guardar aquelas hastes que vem com o ramo de louro e vou tacar fogo. Vc acendeu o bico do fogão tb? Moro em apartamento. O povo vai pensar que tem algo incendiando kkkk. Vc já fez berinjela defumada. É bem simples de fazer… direto no bico do fogão, fica muito bom.
Era uma pergunta, esqueci do ponto de interrogação. Já comeu berinjela defumada?
Oi Jane! A gente põe as coisas dentro da penela e acende o fogão, sim. A caloria da chama do fogão é que queima os gravetos.
Nunca comi berinjela defumada. Vou provar!!!! Obrigada pela dica!
Bjs
Adri
Também não ligo para o sazonal. Gostei, uso e pronto!
Azul é sempre azul.
Nem sabia que a Carolina tinha programa, menina!? Eu gosto tanto dela.
Valeu a dica!
bjOO
Vc é das minhas!
O programa da Carolina comecei a assistir desde o primeiro, ano passado. Ela tem umas receitas bem maneiras.
Bjins
Adri