Descalcificador para Cafeteira Expressa

Certo… sei que isso não tem nada a ver com beleza, tampouco com esmaltes, mas eu sei que assim como eu, deve haver várias de vocês que não vive sem uma cafeteirazinha de expresso. E para essas pessoas, este post é importante, hehehehe.

Nas minhas andanças pelos States eu conheci e comprei um produtinho que nem sonhava existir. Nem imaginei que sequer fosse necessário, já que o meu negócio mesmo é só tomar café e ponto! E bisbilhotando o departamento de cafeteiras expresso na Macy’s (não importa quantas vezes eu vá lá, eu sempre olho as cafeteiras), eu vi esse produto lá na prateleira. Sem saber o que era, fui olhar de perto o que aquele frasco de “água” estaria fazendo ali. Ei-lo!

foto 2

Depois que eu li o rótulo é que eu entendi o que eram  aquelas manchas brancas na borda do reservatório da cafeteira, que se estendia para dentro dele… é calcificação.

Leiam este trecho do site da Nespresso.

“Em 90% dos casos, as avarias das máquinas de café de cápsulas têm origem na acumulação de calcário no interior da máquina. Analisemos este problema e as medidas preventivas que podemos tomar para fazer uma boa manutenção das máquinas de café mono dose.
O que é o calcário?
O calcário é um depósito de carbonato de cálcio, formado por uma reação química durante o aquecimento da água, precisamente o que acontece nas caldeiras das máquinas de café.
Normalmente, a água com maior dureza deposita a maior quantidade de calcário.
Em geral, qualquer tipo de água submetida a aquecimento, deixa vestígios de calcário.
Será o calcário um problema?
A acumulação de calcário tem várias consequências:
* Reduz o fluxo de água através do circuito interno.
* Em segundo lugar, reduz a capacidade de aquecimento da caldeira.
As peças mais afetadas pelo calcário são as caldeiras, bombas de pressão e, geralmente, qualquer parte onde a água a ferver é canalizada.
Como posso evitar o calcário?
* Nunca utilize água mineral, tem demasiado calcário.
* De preferência, use água da torneira e água filtrada se possível.
Periocidade de descalcificação da máquina de café:
Depende de muitos fatores, mas existem dois principais. A qualidade da água que utiliza e da quantidade de água que atravessa a máquina.
Em geral, deve-se descalcificar a máquina a cada 300 cafés ou de 3 em 3 meses.
Como se descalcifica uma máquina de café de cápsulas?
A primeira coisa a fazer é ler as instruções que vieram com a máquina de café de cápsulas.
Siga também estas instruções:
1. Use uma solução descalcificadora de ácido cítrico específica para máquinas de café expresso. Esta solução é inodoro e biodegradavel que não afeta o sabor do café.
2. Há muitas pessoas que usam vinagre, mas não será aconselhado para máquinas de café de cápsulas porque pode danificar as juntas de ligação.”
 

No meu caso, não tenho máquina de cápsula, mas o rótulo do produto acima deixou claro que qualquer cafeteira expressa está sujeita à calcificação.

E depois de 3 anos ingerindo resíduos de calcificação junto com meu cafezinho, eu conheci o descalcificador e finalmente usei na minha cafeteira.

foto (1)

Minha cafeteira, é claro, comprei na Macy’s, em 2008, e está ainda de vento em popa sem nunca ter dado defeito. Lembro que na época perguntei para a vendedora se Krups é uma marca boa, e ela me disse que depois das marcas VIP (com Nespresso no topo da lista), a Krups é uma marca muito vendida e confiável. E foi ela mesma que comprei por uns 50 dólares.

Tirando a jarrinha de vidro lindinha que minha secretária detonou logo nos primeiros meses de vida, a máquina nunca deu problemas, e está “veínha de guerra”, firme e forte. Então, nada melhor do que dar um boost na coitadinha, para garantir mais uns aninhos de vida. Para tanto, comprei na Macy’s dois vidros do tal descalcificador em julho deste ano, quando fui para Long Beach. De lá pra cá, a cada 3 meses faço a limpeza, que consiste de colocar 30 ml de fluido para cada 450 ml de água e jogar no reservatório, e em seguida ligar a máquina até a água sair toda pelo bico de saída do café. Depois, deve-se repetir esta etapa uma vez e seguir com dois ciclos só de água pura, para enxaguar.

Na primeira vez que fiz a tal limpeza, fiquei passada com a quantidade de cristais que saiu. Fico imaginando o quanto de cristais engoli em 3 anos de uso da máquina, aff! Tudo bem que isso não quer dizer nada, afinal de contas são minerais que já estão na água, e como diz o texto ali em cima, a própria água mineral que bebemos tem mais minerais do que a da torneira, só que em estado “líquido”, e não “petrificado”, como sai pela máquina.

Enfim, ingerindo cristais de calcário na forma líquida ou sólida, eu não quero pozinhos no meu expresso sabor avelã (amooo), que não o do próprio café, e tampouco quero que a minha cafeteira bata as botas por entupimento por calcário. Se cuidarmos das nossas coisas elas poderão durar muito mais tempo.

Eu fiz a limpeza hoje, e deveria ter tirado foto dos cristais pra vocês verem, mas quando lembrei já tinha entornado ralo abaixo. Mas, mentalizem água com grãos de areia de praia no fundo; é quase isso!

Eu simplesmente AMOOOOO café, e fazer um café fresquinho rapidísismo sem emporcalhar utensílios e nem ter que lavar nada depois (só a xícara e a colher), não tem preço! Se algum dia minha Krupzinha for desta para melhor, certamente haverá outra na minha wishlist, que trarei como bagagem de mão novamente numa próxima viagem aos States.

Assim como há esta marca, deve haver muitas outras. Basta procurar por “coffee maker cleaner”!

É isso então, meninas.

Bom fim de semana para vocês. Por aqui será com chuva, mas eu estou achando ótimo, porque o calorão que estava ontem, ninguém merece! Pelo menos hoje está beeeeeem fresquinho!.

Bjus

Adri =D

Advertisements

Sobre Adri Portas

Tradutora, Blogueira e Filósofa (da vida)
Esta entrada foi publicada em Abobrinhas, Produtos. ligação permanente.

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s