O que você come, por suas unhas?


Se você notar que suas unhas parecem fracas, pode ser hora de mudar seus hábitos alimentares.
Poucas pessoas estão cientes do fato de que a saúde das unhas é um medidor do quanto nossas escolhas nutricionais afetam nossa saúde em geral. Unhas que racham ou quebram com facilidade, ou em que surgem linhas verticais ou sulcos, podem indicar problemas nutricionais. Se alimentar corretamente para cuidar das suas unhas pode ajudar também você a cuidar de todo o corpo.
FERRO: Manter os níveis de ferro na nossa dieta é uma parte importante do planejamento nutricional para as unhas, e também para o sangue e todo o sistema circulatório. Se você notar que suas unhas estão quebradiças, ou com linhas verticais ou sulcos, você pode estar sofrendo de falta de ferro. Avalie sua alimentação, e confira se você tem ingerido quantidade suficiente de alimentos que contêm ferro, como grãos integrais, fígado, ameixas, melado, ou folhas verdes, como couve. Da próxima vez que sua unha quebrar, tente ingerir alimentos como cereal integral salpicado com germen de trigo, ou um bom punhado de sementes de abóbora. É claro que, apesar de o ferro ser uma parte importante da saúde das unhas, ele não é a única coisa que deve fazer parte da “alimentação das unhas”.
PROTEÍNAS: Problemas nas unhas algumas vezes podem ser um sinal de deficiência de proteína. Então, se suas unhas estão rachando ou quebrando, avalie sua alimentação também. Carnes e queijos são tradicionamente conhecidos como a melhor fonte de proteína, mas a ciência hoje tem revelado que fontes de proteína vegetal na realidade são bem mais benéficas em termos nutricionais, porque têm menos gordura saturada do que carnes e laticínios. Então, é melhor mesmo ficar com essa alternativa, já que a carne de vaca, embora seja uma delícia e gostosa, faz um mal do capeta! Ela entope as nossas veias com o acúmulo de gorduras e nos sujeita a ter um enfarto precoce. Então, caia de boca na proteína vegetal.
Onde encontrar a proteína vegetal:
– tofu (queijo de soja)
– leite de soja, em vez do leite de vaca. O leite de vaca contribui para o envelhecimento precoce e inflamações, como gastrite e outras doenças. Já os derivados do leite de vaca, como coalhada, iogurte, queijos frescos e ricota, sem conservantes, transformados, semidigeridos por ação das bactérias, podem ser consumidos, pois têm digestibilidade mais fácil.
– Sementes de girassol, gergelim, cogumelo, pólen de flores, ovos caipiras.
– Sementes oleaginosas, como castanha, noz, avelã, pinhão, etc. (Eu como duas nozes por dia!)
– Aveia integral, germen de trigo e levedura de cerveja também são fontes de proteínas.
– Frutas oleaginosas, como abacate e coco são ricas em proteínas.
– Arroz integral. (Há alguns meses eu troquei completamente o arroz branco por Arroz 7 grãos da linha RARIS. É um pouco mais caro, mas como sou só eu que como, dá pra bastante tempo. Eu, particularmente, adoro a textura dos grãos. Eu tempero o integral como tempero o arroz branco, com bastante alho (adoro alho!) e ponho um pouquinho mais de água do que faço com o arroz branco, para não ficar duro. Ele demora só um pouquinho mais pra cozinhar que o arroz branco)
– Leguminosas (lentilhas, grãos de bico, ervilhas, feijões etc.), sempre uma de cada vez.
Então, meninas, se vocês adoram suas unhas e amam desfilar por aí de esmalte novo, lembre que a melhor casa não é a mais bonita, mas a que tem a fundação e paredes mais fortes, porque essa casa é a que vai demorar mais para cair.
Em resumo: não adianta enfeitar suas unhas, se elas estão suplicando por um pouco mais de atenção.

Sobre Adri Portas

Tradutora, Blogueira e Filósofa (da vida)
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a O que você come, por suas unhas?

  1. Ana Lousada diz:

    Uau!!!!!! Adorei, principalmente o último parágrafo….. bem filosófico, é isso aí mesmo…. cuidar da estrutura é tudo!!!!! Já sofri muito com unhas tipo a que vc mostrou…. agora to conseguindo controlar!!! Bjus linda!!!!

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s