Raio-X do Esmalte, por Nails Magazine

Olá meninas!

Recentemente esbarrei em uma matéria da Nails Magazine que adorei, e por este motivo, na qualidade de tradutora profissional, traduzo a matéria aqui para vocês na íntegra, pois o texto original é em inglês.

M-na0611polish-Bottle-drip-1

De “tosylamide/formaldehyde resin” a “stearalkonium bentonite”, os nomes dos ingredientes mais parecem uma fórmula ultrassecreta da NASA do que uma fórmula do bom e velho esmalte de unhas. Cada um desses ingredientes, no entanto tem um propósito e um papel na fórmula do esmalte.

O esmalte normalmente é composto de quatro tipos de ingredientes principais:

1. Polímeros

São a espinha dorsal do esmalte. Eles consistem de dois produtos químicos principais: “Tosylamide/Formaldehyde Resin” (Resina Tosilamida/Formaldeída, ou Resina TSF) e nitrocelulose. Esses dois elementos trabalham juntos, dando aos esmaltes sua superfície dura e brilhante característica, e adesão à unha.

Nitrocelulose — cria a película dura e brilhante do esmalte, mas quando usada sozinha, ela é quebradiça. Esse polímero é originado do algodão ou lascas de madeira em reação química com ácidos nítricos ou sulfúricos.

Resina Tosilamida / Formaldeída (Resina TSF) — cria uma película que trabalha junto com a nitrocelulose para reduzir sua característica quebradiça, melhorar a adesão à unha e dar mais durabilidade ao esmalte. (Observe que isto não é formaldeído. Formaldeído é um gás incolor e transparente que não é usado em esmaltes. Você nunca verá formaldeído listado como ingrediente de esmaltes, mas encontrará em alguns endurecedores de unhas.)

2. Plastificantes

Tornam o esmalte mais flexível e aumentam sua durabilidade.

Dibutil Ftalato (DBP) — ingrediente usado para tornar o esmalte mais flexível, aumentando assim sua durabilidade. Este ingrediente foi controversialmente banido da União Europeia como parte de um processo de banimento de centenas de outros produtos químicos. Muitos cientistas consideram esse ingrediente seguro, mas mesmo assim diversos fabricantes de esmaltes retiraram ele de suas formulações. Os substitutos desse ingrediente são diversos. Os mais comuns incluem uma combinação de trimetil pentanil di-isobutirato e trifenil fosfato.

Cânfora — ingrediente que aumenta a flexibilidade, e que vem da canforeira (vegetal).

3. Pigmentos

São usados para dar cor aos esmaltes. É feita uma combinação de pigmentos naturais e industrializados para criar os mais diversos tons de cores.

Mica — pigmento natural que dá um aspecto brilhante.

Sílica — agente espessante que evita a decantação prematura dos pigmentos e reduz o brilho do esmalte.

Dióxido de Titânio — ingrediente usado para aumentar a opacidade ou cobertura do esmalte. Geralmente é usado como pigmento branco.

Oxicloreto de Bismuto — pigmento de efeito especial que dá brilho perolado ao esmalte.

Ácido Cítrico — Agente estabilizante produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar, que é usado para controlar a cor do pigmento.

Outros Pigmentos Comuns:
Ferrocianeto de amônio férrico

Laca de bário D & C vermelha #6
Laca de cálcio D & C vermelha #7
Laca de alumínio FD & C amarela #5
CI 777266
CI 77891
CI 15880

4. Solventes

Ajudam no espalhamento do esmalte na unha. Eles mantêm os ingredientes consistentemente dissolvidos no esmalte durante a aplicação, e evapora lentamente após a aplicação. Os solventes têm taxas de evaporação diferentes, então, muitos solventes são usados juntos para proporcionar um tempo de evaporação ideal.

Álcool Etílico —  solvente usado para dissolver os ingredientes do esmalte.

Álcool Isopropílico  — solvente que ajuda a prevenir possíveis explosões da nitrocelulose durante o transporte e armazenamento. É também usado em géis bactericidas.

Acetato Etílico — solvente que é fabricado a partir do ácido acético (vinagre) e etanol, e que tem um aroma frutado. Este solvente é o primeiro que evapora.

Acetato Propílico — solvente fabricado a partir do ácido acético e misturado com gases propano e propeno. Este solvente é segundo que evapora.

Acetato Butílico — solvente fabricado a partir do ácido acético e butanol, ambos produzidos por fermentação. Este solvente é o que evapora por último.

Tolueno — solvente que controla a taxa de evaporação e deixa a cobertura final lisinha. Este solvente tem sido alvo de controvérsias porque muitos acham que ele pode causar danos ao sistema nervoso e hepático. No entanto, há outros que acham esse medo irracional e sem fundamento. Muitos fabricantes de esmalte retiraram este ingrediente de suas formulações.

Bentonita Estearalcônio — agente espessante que controla o fluxo da aplicação e ajuda a prevenir a decantação rápida dos pigmentos.

Benzofenona-1 — absorvente de raios ultravioletas (UV), que impede que a cor do esmalte mude enquanto estiver dentro do vidro.

Dimeticona — agente secante usado para agilizar a secagem do esmalte. Normalmente é o ingrediente principal encontrado nos secantes de esmaltes.

E aí, pessoal? Gostaram da aulinha? Agora vocês vão poder discutir este assunto com mais proficiência nas rodinhas de esmaltólatras! rsrsrsrsrrs

Quem quiser ver a matéria original, basta clicar no link fornecido no início deste post.

Beijos!

Adri 😀

Anúncios

Sobre Adri Portas

Tradutora, Blogueira e Filósofa (da vida)
Esta entrada foi publicada em Você Sabia?. ligação permanente.

8 respostas a Raio-X do Esmalte, por Nails Magazine

  1. Show de bola Adri! Excelentes infos. Bj

  2. daisygaray diz:

    Muito boa matéria! Imagino que deve ser quase a mesma fórmula da tinta de parede…só que não! hauhuahuha Então o que tem faltado é o dióxido de titânio, para termos tanta água de batata? Deveria ser fácil arrumar… :/
    Beijos

  3. danakscully diz:

    Adri, que legal!!! Obrigada pela matéria!
    Mas me diga uma coisa: o último ingrediente é dimeticona mesmo?!?! A gente passa Luftal nas unhas? Eita que tem de um tudo dentro desses vidrinhos!
    Beijão,
    Van

  4. keila cristina diz:

    Excelente!!

  5. Lu Barbosa diz:

    Excelente matéria, Adri!
    Muito interessante.
    Só vc mesma para nos trazer essas informações.
    Bjo,
    Lu

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s