Instrumentos de manicure

Muitas pessoas conversam comigo sobre manicure, e em algumas dessas conversas ouço o tão antiquado nome “pau de laranjeira”, “palito de madeira”, e por aí vai. Gentem! Eu fico de queixo caído como tem gente que ainda usa isso! No mundo atual, onde há mil e uma opções modernas de coisas para manicure, devido à grande onda mundial de self-manicuring, não entra na minha cabeça as pessoas ficarem ainda grudadas no túnel do tempo. Eu não uso os tais palitinhos tem uns 5 anos, muito antes de eu sequer sonhar em ser uma esmaltólatra.

Além de estragar com muita facilidade, o esmalte cola no palito e é ruim de limpar. A madeira começa a ficar “peluda” com o esfrega-esfrega de algodão com acetona pra limpar, e a gente acaba tendo que comprar uma tonelada desses palitos. Definitivamente, palito de madeira OUT e palito de aço IN.

Vejam na foto abaixo os meus dois principais instrumentos de manicure, sem os quais não sei viver: o palito e a espátula de aço.

O palito é super fácil de limpar. É só pegar um algodão com acetona e voilá! Aí vocês me perguntam, como muitas já perguntaram: “E o algodão não escorrega????” Não! Eu passo de vez em quando o lado grosso da lixa em volta da ponta, para deixar áspero e o algodão “grudar”, e quando uso o palito para limpar o excesso de esmalte, eu enrolo o algodão até uns 2 centímetros da ponta, e se houver necessidade de prender enquanto eu limpo, eu ponho um dedo em cima, mas, sinceramente, quase não preciso fazer isso, pois já me acostumei com a técnica correta de usar. É uma mera questão de hábito, pois eu nunca limpo a unha puxando o palito de cima pra baixo, quando então o algodão realmente quer escapulir. Eu limpo sempre empurrando, e geralmente girando um pouco o palito, assim não há necessidade de prender.

Eu tenho dois tipos de palito, um grosso e um fininho. O palito mais grosso, eu gosto de usar para limpar/tirar o excesso de esmalte quando termino de passar as demãos de esmalte. Já o fininho é o que eu mais gosto para fazer a limpeza de acabamento final, com algodão e acetona. Gosto do fininho porque não corro o risco de tirar esmalte demais, e é fácil de manusear.

Já a espátula raspadora, minha vida mudou depois dela. Ela tem uma borda bem fininha, que pode ser “afiada”, mas não a ponto de cortar. Ela é fantástica, porque além de desprender aquela cutícula que, se não for tirada, faz a aparência da unha ficar meio suja depois que a gente limpa as beirinhas com a acetona, ela ainda tira qualquer esmalte que tenha ficado depois de você ter tirado o esmalte com acetona. Depois que eu solto toda a cutícula, eu tiro com o alicate. Sim, eu faço isso, e sempre farei, porque esse negócio de afastar a cutícula somente não é pra mim não. Parece que tem um quilo de carne em cima das unhas (irc!). Como sou eu mesma que faço minhas unhas, e como eu sempre passo um algodão com acetona na ponta de tudo, inclusive do alicate, nunca tive unheiro, micose, infecção, nada. Pra mim esse negócio de não tirar cutícula é mera lenda, tomando os cuidados necessários e usando os materiais que uso.

Além do mais, guardo meus instrumentos de aço em um prático tubo de charutos! Todo charuto cubano que se preze vem num tubinho de ferro com tampa. Umas tampas têm rosca, como a do meu tubo, e outras não (são só de encaixar). Esse tubo era de um charuto do meu marido, e ele ficou um tempão rolando pela casa inteira, quando enfim tive a brilhante ideia de usar para guardar meus instrumentos, e até a lixa. Já está meio amassadinha, pois tenho ela há uns 4 anos, mas tenho outra guardada para quando essa estiver a ponto de se aposentar.

Abaixo está meu tubinho de instrumentos, com todos os instrumentos de aço que eu uso na minha manicure.

O maior problema que temos aqui, é que eu não sei a marca dos instrumentos…. desculpem. Eu os tenho há muito tempo, e não guardei a embalagem de plástico em que eles vêm.

O palito parecido com o meu (fininho), que eu encontrei, está à venda na loja Valery Cosméticos. Para ver ou comprar, clique aqui. Custa R$ 3,60, e certamente deve ainda ter o frete. Mas eu acho que o meu palito parece ter a ponta bem mais comprida, o que eu gosto mais. Nessa mesma loja tem um raspador de cutícula parecido com o meu, e que eu também tenho. Mas prefiro o outro, que mostrei na primeira foto.

Espero que tenham gostado da dica de hoje! Boa semana para todas.

Advertisements

Sobre Adri Portas

Tradutora, Blogueira e Filósofa (da vida)
Esta entrada foi publicada em Dicas, Você Sabia? com as etiquetas . ligação permanente.

6 respostas a Instrumentos de manicure

  1. Ester diz:

    Caraaa vcs acreditam q eu só descobri sobre esse palito de aço nesse mês de Dezembro do ano de 2015. Desinformaderrima. Obrigada. Bjusss

  2. Obrigada pelas dicas…super adoreii 😀

  3. Thais diz:

    Comprei um palito de inox da mundial o 377m que tem uma ponta diferente e a promessa de facilitar a retirada do esmalte, mas não soube usar o produto e gostaria de informações, rs, pode me ajudar??

    • Olá Thais!
      Bem vinda!
      Pela foto que vi na internet, esse palito só serve para retirar o esmalte que escorre para a cutícula. O formato dele não parece ser adequado para enrolar algodão para limpar a cutícula. Sem ter o produto, acho um pouco difícil te ajudar melhor. Quem sabe alguma leitora nossa tem o mesmo palito e te dá uma ajudinha.
      Bjim
      Adri

  4. rmusse diz:

    Amei aprender sobre o palito de aco… cara, eu nao sou antiquada… sou desinformada!! eh pra isso que leio seu blog rsrsrsrs ainda aprendo a fazer minhas unhas decentemente 😉 Adorei o artigo!

    • Até “quenfim” tem gente que comenta meu blog e me põe pra cima, me incentiva a continuar!!!! Ruama, vc merece um beijo! Sigam esse exemplo mulherada!!!! Participem! Interajam!!!!!!!! Até hoje a vencedora no quesito INCENTIVO é a Natacha! Essa é 10! Vai até ganhar um esmalte made in Sephora quando eu voltar de Los Angeles!

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s