Dicionário de Esmaltaradês

Muitas novas leitoras que não nos acompanham desde o início, leem alguns termos que não saberão exatamente o que querem dizer. Pensando nessas pessoas, que ficarão boiando ao lerem nossos posts, resolvemos criar este Dicionário de Esmaltaradês, para que todas fiquem por dentro da nossa linguagem exclusiva.

0800 - Isabela, amiga da Gabs, que vira e mexe vem aqui em casa filar a mani, inteiramente grátis! srrsrsrsrsrsrsrsr

(verbo)Ay – Terminação no tempo passado de qualquer verbo, chegay, copiay, deliray, postay, chilikay, cacay e por aí vai. Em inglês AY tem som de EI, em português. Pode chamar de frescura, mas é charmoso, e eu ADORAY!

Abacatossauro – Definição da cor dos verdes “exóticos” puxados para abacates, pistaches e afins. Uma forma carinhosa de dizer que esse tom de verde é Chegay!!!!

Blurple - Uma mistura de azul (blue) com roxo (purple), em inglês. Normalmente é um esmalte azul com um toque roxo

Cacante – Derivado de Cacar, significa ficar em total estado de euforia, ansiedade, desejo, alucinação esmaltolística e afins ao visualizar qualquer cena que seja digna de uma síncope eufórica.

Caçapava - Devido à sua sonoridade semelhante à de um palavrão altamente conhecido e utilizado pela população brasileira, usamos Caçapava no lugar desse palavrão. Se você não conseguiu ainda saber qual palavrão é, repita Caçapava várias vezes, até você adivinhar qual é…

Cacar – Vem do emoticon do Caco, o sapo, tendo uma síncope, seja de desespero, raiva, ansiedade, euforia ou impaciência. No passado pode ser cacay ou cakay ou caquei, ao gosto da usuária, sendo que o último pode fazer alguém entender outra coisa se ler rápido, rsrsrsrsr (trocar o Q por um G).

Chicletar – Aderir ao blog (como um chiclete gruda na sola do sapato) e seguir fielmente. Acompanhar os posts diários, participando ou não com comentários.

Chicletinha - Leitora assídua do nosso blog.

Clorofilo-Celestial - Refere-se às cores verde e azul, conjuntamente.

Cotocar – Cortar ou lixar tanto as unhas que ficam cotocas, quase no sabugo.

Cotoquettes – Como chamo minhas unhas após ter cotocado.

Derrière - Forma mais comportada de falar BUNDA.

Dory – Apelido que se dá a alguém que esquece das coisas rapidamente. A primeira pessoa apelidada de Dory no blog é a nossa leitora “chicleteeenha” Ana Cristina, que parece sofrer de perda de memória recente, como a peixa Dory, do filme Procurando Nemo, pois nem lembra que esmalte colocou na semana anterior.

Dupe - É como se chama um esmalte quando ele é cópia fiel, em cor e eventuais efeitos, de alguma marca, geralmente difícil de ser encontrada, ou cara demais.

Esmaltação Americana - Técnica de esmaltação que consiste em pintar a unha sem encostar o pincel do esmalte na pele, dando acabamento em eventuais defeitos usando um pincel chanfrado largo (usado em pintura artística) molhado com acetona/removedor.

FifiAlgumas moçoilas aqui no blog brincam dizendo que têm colônias de lombrigas que ficam atiçadas quando veem algo tentador (de qualquer natureza). A “minha”, eu chamo de Fifi, e é uma solitária, e não uma reles lombriguinha. Uma só que vale por muitas. Só que Fifi só se manifesta quando se trata de guloseimas (REPAREM NAS UNHAS DELA).


FotarTirar fotografia, fotografar, usar a câmera fotográfica para eternizar uma imagem.

Glass-flecked - Tipo de esmalte que tem base fina com glitter flocado que se assemelha a caquinhos de vidros, com um brilho característico.

Goiaba - Uma coisa que você vê e fica empolgadíssima quando compra, mas que, depois de um certo tempo com a coisa encostada e sem ter sido usada, acaba fazendo você pensar que torrou seu suado dinheirinho à toa, porque dentro de algumas semanas, meses ou anos, vai acabar indo pro lixo, depois de ter passado todo esse tempo livre do lixo porque você até então sentiu pena de jogar fora. O termo foi associado justamente ao fato de muitas vezes comprarmos uma goiaba liiiiinda, e quando vamos comer, ela está bichada e vai pro lixo sem ter sido usada para o fim a que se destinava: ir para nosso estômago.

Horripilíssimo – Horrível, horrendo, tenebroso, sinistro e por aí vai (criação da Dory)

Jelly - Base de esmalte que tem base meio espessa, como se fosse um gel, transparente e incolor ou colorida.

Maradivilinda(o) – Fusão de Maravilhosa(o), Divina(o) e Linda(o).

Mary, Marylou - Codinome da Gabs, ou Gabi, ou Gabriela, ou Gabiroba, minha rebenta.

Opacar – Tornar opaco. Quando se passa camadas de esmalte suficientes de forma que não fique mais transparente a cobertura.

ReloginhoDerivado de “swatch”, que é uma amostra de esmalte na unha. Uma amiga minha não sabia por que lia tanto SWATCH nos blogs de esmaltes, e ficava sempre achando que estavam se referindo ao relógio da marca SWATCH (e vivia procurando a foto do relógio e não via nunca). Como eu morri de rir desse enorme engano, por falta de informação, passei, de brincadeira, a chamar Swatches de esmaltes de Reloginho. O termo pegou aqui no blog, e ficou!

Sabugar - Cortar ou lixar tanto as unhas que ficam no sabugo.

Sabuguettes - Como chamo minhas unhas quando ficam no sabugo.

Seção BF – Seção BOBEIRINHAS FAMILIARES. São assuntos do nosso dia-a-dia, em que vemos algo que acontece, geralmente na nossa casa, e que nos chama a atenção, e que desejamos compartilhar umas com as outras. Geralmente o assunto é comida ou bichos, mas pode desviar para outros assuntos, também.

Tapirus Terrestris - Nome científico da ANTA. É uma forma “disfarçada” de chamar a pessoa de burrinha/tapada/com QI de repolho.Très Charmant - Em francês quer dizer MUITO ENCANTADOR, FASCINANTE

Très Chic - Em francês quer dizer MUITO CHIQUE

Xilicar – Vem de chilique, dar chilique, ter chilique


29 thoughts on “Dicionário de Esmaltaradês

  1. Adorei o pequeno dicionário, e só agora que também entendi o lance do´reloginho Arhg!!!!! Bem estou me sentindo meio uma TT = Tapirus Terrestri só de pensar na sua resposta sobre eu ter feito bem em colocar algodão no meu vidro de Non Acetone da BeautySecrets ou se a ação procede me entende???? bjs virei chiclete desculpa mas sou uma chiclete TT rsrs

  2. Ja acompanhava vc faz um tempinho mas nunca tinha tempo de ler tudo direitinho e ficava confusa com alguns termos, agora sim to por dentro! Ri muito e achei super legal sua linguagem propria que agora virou linguagem compartilhada! Bjs!

  3. adoray kkkkk, conheci o blog hj e ja to amando.
    ja estou seguindo aki e no face tb. estou nessa loucura de esmaltes a poucos tempos mas ate agora esse foi o melhor blog sobre esmaltes q ja vi. bom humor, dicas, e novidades tudo no mesmo lugar. so q eu ainda nao entendi o palavrao caçapava, nao descobri qual deles eh kkkkkk mil bjssssss

    • Bem vinda à nossa igrejinha Kellinhaaaaa!!!!
      O caçapava, heheheh, tem a soniridade de um palavrão com 3 letras, e que começa com P! huahuahuhuahuahua
      Que bom que você gostou do nosso cantinho aqui. Só tem doida! hehehhehe
      Bjus
      Adri

  4. auahauhauahauahauahauahauhauahauahauaa

    só agora q vi isso, morriiiiiiiiiiiiii, eu adorei, então ja to chicletenhaaaaa no blog, as vezes comento, as vezes prefiro comentar no face, mas to sempre aqui dando minhas fuçadinhas, seus posts são otimos, super cheios de humor, com pitadinhas sarcásticas q eu amooooooo, eu ja usava a palavra “xilicar” toda hora, olhando aquele seu post sobre os esmaltes da KK q eu XILIKAY de vez, hauahauahauhauahaa, e vou dar uma leve plagiada na expressão “Tapirus Terrestris” pras queridas pessoas descerebradas q conheço, e finalmente descobri q diabos era a expressão reloginho.
    bjo

    Katy

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Novas descobertas! Agora que você conhece nosso dicionário, finalmente vc foi batizada na irmandade!
      E obrigada pelo comentário. Não sabia que meu sarcasmo faria tanto sucesso, huauhahuahuauh.
      Pode plagiar à vontade!
      Bj kida
      Adri

  5. Adorei a a Fifi…. principalmente o lacinho!!!!! Huhuhuhuhaaaa….. com relação ao meu apelido, gostei mesmo…. fora que a peixinha é linda e meiga… como eu….huhuhuhuaaaaaa!!!!!!!!!! AMO MUITO TUDO ISSO!!!!!!!

  6. A Fifi é chique, usa até lacinho na cabeça! Bem tratada, ela hein? Adri, te esqueceu do “abacatossauro”, que define os esmaltes verdes, não tão lindos, né?

  7. Gente…. to muito feliz com meu apelido… diga-se de passagem…… retrata realmente aquilo que sou…. esquecida!!!! Huhuhaaaaa…….. Bjus da Dory!!!!

    • Tá feliz mesmo ou está sendo uma Dory irônica com vontade de me matar???? rsrsrsrsrsrs Acabay de comprar o kit de 25 plaquinhas Bundle Monster pela Amazon! O frete tá só 4 dolarezinhos, quase enfartay!!!!!

Obrigada pela visita e pelo seu comentário!!! <3

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s